The ItaliMalangatana - Confirmação de Registo‏an - The last work of Mater Malangatana

 

Saber mais

Biografia

Malangatana Valente Ngwenya nasceu a 6 de Junho de 1936 em Matalana, no distrito de Marracuene. É um artista plástico e poeta moçambicano reconhecido internacionalmente e conhecido pelo seu nome próprio, Malangatana.

Produziu e trabalhou em várias áreas, desde a pintura, à escultura, cerâmica, pintura de murais, poesia e música. As suas obras giram em torno de acontecimentos históricos e políticos em Moçambique, com foco até 1975 nas injustiças cometidas pelo governo colonial Português e na guerra anti-colonial. Após a independência, o foco mudou para temas centrados na guerra civil. Após este período, o seu trabalho começou a evoluir para temas universais, captando as dificuldades da vida e seus aspectos heróicos; nos anos 80, teve um período mais sensual com foco no amor.

Ao longo dos anos, teve várias exposições individuais em Moçambique, Angola, Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Chile, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Índia, Inglaterra, Islândia, Macau, Madagáscar, Mali, Nigéria, Noruega, Paquistão, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia, Hong Kong, Zimbabué, entre outros.

Foi premiado com: Diploma e Medalha de Prata como Membro «Honoris Causa» da Academia Tomase Campanella de Artes e Ciências; membro honorário da mesma Academia, 1970; Grande Oficial da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Brasil, 1990; medalha de Nachingwea pela sua contribuição à cultura moçambicana; Artista para a Paz, UNESCO; Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal, 1995; Em 1997, a UNESCO nomeou-o "Artista para a Paz" e foi-lhe entregue o Prémio Príncipe Claus; atribuído o galardão «África Hoje» - Artes Plásticas, 2002; condecorado com a «Ordem Eduardo Mondlane» de 1º Grau, 2006; «Comendador na Ordem das Artes e das Letras», França, 2007; Doutor Honoris Causa pela Universidade Politécnica, Maputo, 2007; Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora, Portugal; e Membro da Academia de Ciências de Lisboa, 2010.

Voltar

Subscribe Notifications

Auction News (Not available in English)

Ownership:

Partners: